segunda-feira, 18 de março de 2013

Noção Corporal por que trabalhar durante a psicoterapia

Sabemos que uma criança com autismo tem dificuldades na comunicação verbal e não-verbal (gestos e expressões), uma das maiores dificuldades que percebo nos anos de convivência de famílias com pessoas com autismo, é que devido esta dificuldade na linguagem a criança não consegue informar o que esta sentindo, exemplo: a criança chora, os pais podem se sentir impotentes por não conseguir ajudar seu filho e entender o que esta acontecendo naquele momento, podendo ser dor física ou uma emoção forte (feliz, bravo ou triste) com alguma coisa que aconteceu.
 
Uma das primeiras atitudes que devemos ter é calma para auxiliar uma criança com ou sem autismo, pois somos o modelo de referência para aquele indivíduo, queremos ser o modelo de calma, assim podemos utilizar recursos para ajudá-los.
 
Quando suspeitamos de dor, a ansiedade pode ser maior para lidar com a situação, então como profissional gostaria de sugerir uma idéia para trabalhar com a criança noção corporal, pois sabendo as partes do corpo, a chance da criança mostrar onde está a dor é bem maior.
 
Pensando em uma criança que gosta do personagem da turma da Mônica, elaborei este material, que pode ser feito de vários tamanhos e jeitos, com outro personagem.
 



 
Para fazer utilizei cartolina, impressões da internet, papel contact e velcro adesivo.
 
 
Eesta habilidade pode ser trabalhada de outras formas, use a sua criatividade, use músicas, recurso do espelho, fantasias, na hora de tomar banho nomei o que esta sendo lavado e/ou secado, para que a criança vá se apropriando e internalizando estas informações, acredite no potencial de sua criança.
 
Abraços
Sabrina Gomes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário