quarta-feira, 20 de agosto de 2014

UM AMBIENTE OTIMIZADO PARA APRENDIZAGEM

Olá Pessoal!


Uma questão que sempre me fazem,é, como ajudar a concentração da minha criança ou adolescente com autismo, então irei compartilhar o que aprendi nessa minha vivência com pessoas dentro do espectro. 

Pessoas com autismo em sua maioria tem um comprometimento no processamento sensorial. 
Algumas pessoas com autismo tem hipersensibilidade auditiva e não consegue ficar exposta a muitos ruídos, alguns sons elas conseguem suportar, outros leva as mãos aos ouvidos para amenizar a situação.
Não existe somente a sensibilidade a sons, existe a sensibilidade a toque (táctil), algumas são bem seletivas no paladar (não comem dependendo da textura), cheiros também podem incomodar. 

Há pessoas com autismo que são hipossensíveis e buscam cada vez mais aquele estímulo, apertões forte nos corpo, bater na cabeça, mordidinhas nas mãozinhas, buscando localizar aquele membro de seu corpinho, que está fora de sintonia com o conjunto.

Resumindo,  pessoas com autismo podem ter uma disfunção no processamento sensorial, por isso, estudos estão apontando que a terapia ocupacional especializada em integração sensorial pode favorecer a autorregulação da pessoa com autismo. 

Imagine que você está em um trânsito parado, carros buzinando, você está atrasado para o trabalho, como você não pode sair voando com seu carro, irá buscar uma maneira de se autorregular naquela situação e ficar no controle. Pessoas com autismo podem ter dificuldade de lidar com esta situação. Algumas fazem movimentos repetitivos com o corpo ou com a voz para se manterem no controle. Nós também buscamos formas de nos manter regulados como: ouvir música com fone de ouvido, ler um livro, mexer no celular. Porém a forma como nos regulamos é mais bem aceita socialmente, do que os comportamentos repetitivos e de isolamento das pessoas com autismo. Essa é uma das possível causas dos comportamentos repetitivos e de isolamento de pessoas com autismo, mas não é a única. 

Como agora sabemos que existe um motivo para que elas busquem fazer movimentos, pular, correr, tapar os ouvidos, se esconder no escuro, como ajudá-las a aprender algo?!!

Iremos preparar o ambiente que queremos trabalhar, ou seja, otimizá-lo para receber a pessoa. Esta dica também serve para escolas. 

- Fique em um ambiente sem ruídos, um quarto, no quintal, na sala;
- Tire objetos que podem machucar a pessoa;
- Prepare um momento para ficar sozinho com ela;
- Desligue objetos eletrônicos como a tv (desligue da tomada), desligue computadores, celulares, ipads;
- Retire brinquedos eletrônicos;
- Coloque brinquedos ou atividades do interesse da pessoa, se possível em prateleiras altas, para que a pessoa possa solicitar sua ajuda para pegar;
- Porta-retratos que podem distrair a criança; 
- Cartazes colados na parede;

Dicas de brinquedos que promovem a interação:

Bola
Papel e lápis de cor
Fantoches
Bonecos em pouca quantidade (2 ou 3)
Bola de Sabão
Bola de Pilates
Mini-trampolin
Livro

Otimizar o ambiente para trabalhar com seu filho e paciente, irá ajudá-lo bastante.

Segue exemplo:



Links de biografias utilizadas:



Abraços, 

Sabrina Gomes

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