Sugestão de uma brincadeira para crianças que gostam de massagens.
O ROBÔ QUE APERTA
Interesse:
Massagens, efeitos sonoros, suspense, brincadeiras físicas como puxar, empurrar, ser apertado como um sanduíche, expressões faciais.
Meta principal:
Contato Visual
Atenção Compartilhada de 2 minutos ou mais
Ação motivadora (o papel do adulto):
Fazer massagens na criança, aproximar-se com movimentos corporais robóticos e voz de robô.
Solicitação (o papel da criança):
Olhar nos olhos do adulto para demonstrar interesse na repetição da atividade interativa.
Preparação da atividade:
Confeccione uma caixa de papelão com dimensões de cerca 50cm x 50 cm x 40 cm, decore a caixa com papel espelho ou laminado, abra o fundo da caixa para poder entrar dentro dela e, nas laterais, faça um buraco de cada lado, para vestir a caixa como uma camiseta.
Pegue a estrutura de um par de óculos e o encape com papel espelho ou laminado. Você também pode usar um arco com antenas ou pintar seu rosto com tinta facial de cor metálica ou outra cor de sua preferência.
Estrutura da atividade:
Quando sua criança demonstrar uma iniciativa social (olhar, som, toque, gesto), anuncie com sua voz robótica que você se transformou em um robô e que irá apertar seus braços e pernas (ou dar um grande abraço!). Dê alguns passos para trás pausando a sua ação de apertá-la. Aproxime-se dela novamente com voz e movimentos de robô, e então a aperte novamente. Quando o ritmo e estrutura da atividade estiverem estabelecidos, faça uma pausa com mais suspense, distancie-se aos poucos da criança, exagere suas expressões faciais e corporais como se estivesse ficando duro, enferrujado. Quando a criança olhar espontaneamente em seus olhos, comemore de forma animada o contato visual e imediatamente dê vida ao robô oferecendo a ação de apertá-la com movimentos e sons robóticos.
Nos próximos ciclos, você a aperta, depois se afasta, faz uma pausa, espera pelo olhar espontâneo e oferece a ação motivadora. Se ela estiver altamente conectada na brincadeira, mas não estiver olhando em seus olhos, solicite que ela olhe para você durante as pausas da ação motivadora. Quando ela olhar para você, além da comemoração, também explique que quando ela te olha, você vira um robô que aperta. Comemore todas as tentativas da criança de olhar para você, espontâneas ou solicitadas. Você pode se posicionar a cerca de 2 metros e/ou se agachar na altura dos olhos da criança para facilitar o contato visual.
Variações:
Podemos estimular uma sustentação maior dos olhares de sua criança cantando uma das músicas que ela mais gosta antes e durante a ação motivadora de apertá-la. Varie o jeito de cantar a música, especialmente o ritmo da música, o qual pode estar sincronizado com a velocidade de suas ações lentas ou rápidas.
Você também pode nesta mesma brincadeira ajudar sua criança aumentar o período de atenção compartilhada. Desenhe ou faça colagens com impressões da internet com diferentes objetos e jeitos que você poderá oferecer a ação motivadora de apertá-la com uma bola, bexiga, colchão, mãos, pés, entre outros que tiver à disposição. Essas imagens podem ser coladas nas paredes e prateleiras do ambiente de brincar. O objeto que o robô escolher será o objeto ou a forma como oferecerá a ação de apertar a criança. Na foto de uma mão, o adulto irá oferecer apertões nas mãos da criança. Na figura de uma bola de pilates, o robô irá apertar a criança pressionando a bola contra seu corpo. Não se esqueça de oferecer pausas durante alguns momentos da atividade, e se distanciar fisicamente para que a criança possa ter a chance de olhar mais facilmente para você.
Aproveite para nomear sua ação com a palavra “aperta” ou a palavra “robô” enquanto oferece a ação motivadora, assim você apresentará para sua criança uma forma de comunicação verbal. Quando sua criança quiser repetir a brincadeira, ela terá duas formas de comunicação modeladas por você, o “olhar” e a “palavra”, para continuar interagindo.
Não deixe de brincar se sua criança mantem um olhar espontâneo durante os ciclos da brincadeira, em que você se afasta, faz a pausa e ela rapidamente olha para que você continue a ação motivadora, podemos subir o grau do desafio mudando a meta para comunicação verbal. Então o papel da criança será tentar falar a palavra modelada por você “aperta” ou “robô”. Mesmo que sua criança não mantenha ainda um ciclo com olhar espontâneo e você queira tentar a meta de comunicação verbal, você poderá usar a meta de comunicação verbal em outra vez que brincar de robô que aperta.
Divirtam-se.
Bjs. Sabrina
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